segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A frustração da Dislexia


A palavra “dislexia” vem do grego dys, que significa “dificuldade com”, e lexis, “palavra”. Envolve dificuldade para ordenar as coisas.Segundo o Dr. H. T. Chasty, do Instituto de Dislexia da Grã-Bretanha, a dislexia " é uma inabilidade para se organizar que prejudica a memória imediata, a percepção e as habilidades manuais. Algumas autoridades no assunto acham que há uma diferença entre simples problemas de aprendizagem e deficiências de aprendizagem.Os problemas de aprendizagem podem ser vencidos com paciência e dedicação mas a deficiência é tida como algo mais profundo.

Algumas causas da dislexia

  • visão fraca
  • alguns pesquisadores, observando que esse distúrbio é característico de certas famílias, sugerem uma explicação genética.

É importante que os pais forneçam ajuda aos seus filhos



O professor T. R. Miles autor do livro Understanding Dyslexia (Saiba o que É a Dislexia), aconselha os pais a descobrirem primeiro exatamente o que a criança dislexia acha difícil a fim de fazer uma avaliação realística das limitações dela.Procurando ser compreensivos e encorajadores, providenciando ensino adequado e amenizando a pressão sobre a criança dislexia.

O papel dos professores

Dedicar tempo às crianças dislexia empenhando em ajudá-las.Elogiando-as por todo o seu esforço
Evite fazer comentários depreciativos a respeito da leitura da criança disléxico. Esforce-se em tornar os livros e a leitura algo agradável para ela. Como? Tanto pais como professores podem sugerir que a criança use um marcador, talvez uma régua, debaixo da linha que esteja lendo, pois o leitor muito lento não raras vezes se distrai. Se o problema for ler as letras da palavra na ordem errada, pergunte bondosamente: “Qual é a primeira letra?”
Devido ao fato de que na escola todos os alunos estarem misturados numa sala de aula, ocorre ainda o desejo de que todos aprendam juntos como se a classe fosse homogénea.Assim muitas crianças podem ficar frustradas.É importante que os pais encarem realisticamente a situação e em parceria com a escola possam fornecer suporte à criança dislexia.Sabendo que esta defici

Nenhum comentário: