quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PCN = Parâmetros Curriculares Nacionais,Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes:

  • compreender a cidadania como participação social e política,assim como exercício de direitos e deveres políticos,civis e sociais,adotando,no dia-a-dia,atitudes de solidariedade,cooperação e repúdio às injustiças,respeitando o outro e exigindo para si o mesom respeito;
  • posicionar-se de maneira crítica,responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais,materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
  • conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro,bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações,posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais,de classe social,de crenças,de sexo,de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • perceber-se integrante,dependente e agente transformador do ambiente,identificando seus elementos e as interações entre eles,contribuindo ativamente par melhoria do meio ambiente;
  • desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva,física,cognitiva,ética,estética,de inter-relação pessoal e de inserção social,para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • conhecer e cuidar do próprio corpo,valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação á sua saúde e à saúde coletiva;
  •  utilizar as diferentes linguagens- verbal,matemática,gráfica,plástica e corporal- como meio para produzir,expressar e comunicar suas idéias,interpretar e usufruir das produções culturais,em contextos públicos e privados,atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adiquirir e construir conhecimentos;
  • questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los,utilizando para isso o pensamento lógico,a criatividade,a intuição,a capacidade de análise crítica,selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


sábado, 11 de outubro de 2008

Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries

Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries


Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Arte



  O ensino de Arte possibilita ao educando ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão apreciar e refletir sobre eles. Envolve também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
  Favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currículo. Pelo conhecimento de arte o aluno pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado período histórico. Por exercitar continuamente a sua imaginação, o aluno estará habilitado a construir um texto, a estabelecer estratégias pessoais para resolver um problema matemático.
  A arte também está presente na sociedade em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividade, fazendo parte do desenvolvimento profissional do cidadão.
  A arte ensina que é possível transformar continuamente a existência que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.
  Desde o inicio da história da humanidade a arte sempre esteve presente em praticamente todas as formações culturais. 
  Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes.
  Nas escolas tradicionais valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, ”os dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte.
  As atividades de teatro e dança, somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas comemorativas.
  Em Música a tendência tradicionalista teve seu representante máximo no Canto Orfeônico, projeto preparado pelo compositor Heitor Villa-Lobos, na década de 30.O Canto Orfeônico difundia idéias de coletividade e civismo,princípios condizentes com o momento político de então.
  Sob a influência escolanovista, entre os anos 20 e 70 até os dias atuais as escolas brasileiras viveram outras experiências no âmbito do ensino e da aprendizagem da arte, começando a valorizar a criação do aluno, utilizando jogos, instrumentos de percussão, rodas e brincadeiras buscava-se um desenvolvimento auditivo, rítmico, a expressão corporal e a socialização das crianças que são estimuladas a experimentar, improvisar e criar.
  Os critérios para a avaliação em Arte são variados de acordo com a expressão artística: visual, a dança, a música e o teatro. 
  As atividades propostas na área de Arte devem garantir e ajudar as crianças e jovens a desenvolverem modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a Arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.
  É importante que o espaço seja concebido e criado pelo professor a partir das condições existentes na escola, para favorecer a produção artística dos alunos.